Datacall

Reciclagem

1 – Impressoras laser

A primeira impressora a laser foi fabricada no ano 1983, por uma equipe formada por Hewlett – Packard e a Canon. Na realidade tudo começou com Chester Carlson inventor da máquina de Xerox. Esta invenção foi à base da corporação Xerox. Vinte anos após desta invenção um empregado da Xerox inventou uma impressora a laser, seu nome era Gary Strakweather, ele construiu o primeiro protótipo, que imprimia uma página por minuto com resolução de 500 DPI, ainda assim a Xerox não sentiu a demanda, e vendeu o projeto para a companhia Canon. A Cânon construiu o primeiro cartucho no ano 1975.

Seu funcionamento baseia-se na utilização do raio laser como forma de imprimir uma imagem latente num intermediário, o cilindro fotocondutor orgânico (mais conhecido como OPC) e sua posterior transmissão para o papel com o toner através dos seis passos da impressão a laser:

1 - Descarregamento e carregamento do "OPC"

2 - Exposição

3 - Revelação

4 - Transferência

5 - Fusão

6 - Limpeza

*(As marcas são propriedade de seus detentores e são usadas aqui apenas como referência)


2- Cartuchos

Os cartuchos e seus componentes são, juntamente com o TONER a matéria prima básica da remanufatura.

Um cartucho de Toner que não estiver em condição de uso poderá ser reciclado completamente de forma a voltar a funcionar sendo que o remanufaturador terá condições não apenas de recarregar, mas verdadeiramente remanufaturar limpando as peças, corrigindo problemas ou substituindo as partes danificadas.

Mesmo cartuchos danificados terão valor comercial para o remanufaturador posto que os mesmos poderão suprir algumas peças em boas condições que serão úteis para a reciclagem de outros cartuchos similares


3) Originais "OEM"

- São produzidos pelos fabricantes das impressoras.

- São novos.


4) Compatíveis

- São produzidos por outros fabricantes.

- São novos.

- Seu preço é um pouco menor que o original.


5) Remanufaturados

- São cartuchos originais vazios remanufaturados por um processo especial que inclui o teste, a limpeza, a substituição de peças, a recarga e controle de qualidade de impressão.

- Permitem obter economias de ordem de 40%.

- Cada vinte cartuchos permitem economizar o valor de uma impressora.

- Cada cartucho reciclado evita o gasto de 5 litros de petróleo na fabricação de um cartucho novo.

- Não danificam as máquinas (são os próprios cartuchos de fabricantes originais que recebem uma nova carga e peças).

- Não invalidam a garantia da máquina (o consumidor não pode ser obrigado pelo fabricante a utilizar suprimentos especificados pela fábrica).

- Imprimem a mesma ou até maior quantidade de páginas que o original "OEM".


6) Remanufatura, Recarga, Reciclagem

A remanufatura consiste em uma seqüência de procedimentos para tornar utilizável um cartucho de impressão cuja carga esgotou-se. Na linguagem comum é sinônimo de recarga ou reciclagem de cartuchos, entretanto os termos apresentam um significado um pouco diferente para os profissionais da área.

A remanufatura é entendida como o processo feito adequadamente de maneira a permitir a obtenção de um cartucho em estado equivalente ao original. No caso de cartuchos de toner inclui a substituição de peças.

A recarga é o ato ou operação de colocar toner no cartucho, entende-se como o procedimento de um usuário, sendo inadequado para um profissional.

No caso do toner é totalmente inadequado, pois a recarga pura e simples através de furos no reservatório de toner como era feita nos primeiros cartuchos não efetua a remoção do toner da “lixeira” o que acarreta no seu trasbordamento após algum tempo de uso e causa imensos transtornos ao cliente desacreditando o nosso mercado.

Além disto ao efetuar-se uma simples recarga não são limpos os contatos internos nem substituídas as peças danificadas causando possíveis problemas a curto ou médio prazo durante o uso do cartucho.

A RECARGA É APENAS UM DOS PASSOS DA REMANUFATURA OU RECICLAGEM DE UM CARTUCHO DE TONER.

A palavra mais genérica, reciclagem, é usada basicamente para ressaltar o aspecto social e ecológico importante sem ater-se a pormenores do processo.


7) Qualidade (Característica) do Cartucho Remanufaturado

O cartucho remanufaturado apresenta característica equivalentes ao original.

Isto ocorre porque uma de suas matérias primas básicas é o cartucho vazio.

As características desse cartucho determinam as faixas adequadas de propriedades da outra matéria prima básica, o pó de toner, isto aliado à avaliação e substituição, quando necessário, de suas peças feito por técnico qualificado garantem a reciclagem correta do cartucho obténdo-se um produto similar ao original.


8) Forma de Recarga

A recarga é uma parte do processo de remanufatura que consiste em colocar o toner no cartucho.

A remanufatura de cartuchos de Toner é um processo exclusivamente manual que consiste de 10 etapas que não podem ser negligenciadas.

1. Teste de impressão prévio e analise

2. Abertura do cartucho

3. Desmontagem das peças

4. Limpeza de resíduos de Toner antigo

5. Limpeza de contatos

6. Limpeza de peças

7. Avaliação das peças e substituição se necessário

8. Recarga

9. Remontagem

10. Teste de impressão final


Talvez o passo mais importante seja o teste de impressão em impressora.

Este passo muitas vezes é negligenciado, o que constitui uma falha imperdoável de remanufatura.

Não há como saber se o cartucho está em condições para venda sem que ele seja testado individualmente e a impressora constitui o equipamento mais adequado para isso.


9) Recargas sucessivas

Um ponto geralmente mal compreendido é a quantidade de vezes que um mesmo cartucho pode ser recarregado e imprimir corretamente.

O fato é que não é possível prever quantas vezes pode-se reutilizar um cartucho médio trazido por um fornecedor ou cliente normal.

O histórico de cada cartucho é sempre desconhecido, quando foi produzido originalmente, como foi estocado, quantas páginas foram por ele impressas e de que forma, qual o estado da impressora em que foi utilizado, entre outras variáveis que se somam ao modelo de cartucho para determinar a sua vida útil.

Então o máximo que podemos fazer é dizer que com um bom tratamento por parte do remanufaturador e a substituição das peças à medida que for necessário à vida de um cartucho de toner poderá ser muito longa superando varias e subseqüentes recargas.

Por esta razão, ao contrario do caso de jato de tinta, é possível fazer um negócio baseado apenas na reciclagem do cartucho trazido pelo próprio usuário cliente e a substituição das partes necessárias.


10) Escolha de fornecedores

O fornecedor de INSUMOS de toner e suprimentos foi selecionado cuidadosamente, pois é o parceiro mais importante do qual depende em grande parte o nosso sucesso.

Estes resultados devem ser somados a itens mais corriqueiros como preço, prazo de entrega e atendimento. Na DATACALL, você encontra isto e muito mais, é o parceiro ideal para o sucesso da impressão de sua empresa.

Home . Empresa . Avisos Legais . Como comprar . Fale conosco . Trabalhe conosco . Licença CADRI / CETESB . Meio Ambiente
Diferenciais . Dicas e Manutenção . Compras de vazios . Dúvidas frequentes

© 2007 Datacall. Todos os direitos reservados